Presidente Lula se manifesta sobre imposição de tarifa de 50% ao Brasil

Compartilhe:


Nesta quarta-feira (9), o presidente americano Donald J. Trump enviou uma carta oficial ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na qual anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA, com vigência a partir de 1º de agosto de 2025. O presidente Lula acaba de se manifestar nas mídias sociais, leia o conteúdo na íntegra.

O presidente Lula se manifestou em todas as suas mídias sociais com o seguinte texto, na íntegra:

“Tendo em vista a manifestação pública do presidente norte-americano Donald Trump apresentada em uma rede social, na tarde desta-quarta (9), é importante ressaltar:

O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém.

O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais.

No contexto das plataformas digitais, a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a liberdade democrática.

No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira. É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos.

Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.

A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo.”, via @LulaOficial no X.


A resposta de Lula ocorreu horas após Trump publicar a carta em sua plataforma de mídia social, Truth Social, criticando o julgamento de Jair Bolsonaro no STF e acusar o Brasil de ataques à liberdade de expressão e manter uma relação comercial desleal.

O ex-vice presidente, General Hamilton Mourão, teceu sua crítica em suas redes sociais:


“Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o dólar na recente reunião do BRICS, chamou Trump de nazista, tem repetidamente atuado contra a liberdade de expressão, chamou Gaza de holocausto, validou a eleição do tirano Maduro, flerta com o Irã e fala barbaridades no ambiente internacional. (…) Chegou a hora de se entender, definitivamente, que não se deve misturar argumentos políticos com estratégias comerciais. Temos que voltar a ter uma diplomacia forte, onde a flexibilidade e o pragmatismo defendam os melhores e mais autênticos interesses do Estado brasileiro. Pagar-se-á o preço pela falta de cautela, profissionalismo e por pensarem mais no seu projeto de poder do que no projeto do Estado brasileiro.

Em sua carta, Donald Trump, deixou bem claro que: “Qualquer tarifa retaliatória imposta pelo Brasil será adicionada aos 50% já estabelecidos, aumentando a taxação de forma proporcional“. Ou seja, se o Brasil cumprir sua declaração de reciprocidade, dos mesmos 50% de tarifa, e tendo como base a carta enviada ao Brasil, é possível e provável, que o Estados Unidos anunciem em breve um adicional de 50%, elevando a tarifação de 50 para 100%, contra o Brasil. Sabemos que, Trump é um negociador e jogador nato, tendo histórico de cumprir com suas ameaças.

O tom beligerante de Trump e a polarização política no Brasil sugerem que a resolução desse conflito será muito complexa. Estamos diante de uma escalada que tem potencial de guerra comercial. Estaríamos preparados para esse tipo de situação? Lula III está cada vez mais mostrando sua essência chavista.

Lula (Brasil) acaba de “trucar“, e pelo visto veremos o “6“.

Compartilhe:

Leia Também

plugins premium WordPress