Os ensinamentos após o ataque do 7 de outubro – Como o Hamas usou OSINT contra Israel

Na primeira parte do artigo, publicada ontem, além de contextualizar o atual conflito entre Israel e Palestina dentro de ciclos de violência recentes, esmiuçamos os motivos pelos quais o Estado de Israel falhou miseravelmente em evitar o maior massacre de judeus desde o holocausto. Nesta segunda e última parte, iremos abordar os impactos e as lições (a serem) aprendidas pela Comunidade de Inteligência (IC) israelense, sob a ótica de um dos maiores acadêmicos do mundo nessa área – e ex-oficial do Shin Bet – Avner Barnea. O impacto da inteligência de fontes abertas (OSINT) A Inteligência de fontes abertas (OSINT, na sigla em inglês) refere-se à coleta e análise de informações obtidas de fontes publicamente disponíveis. Por exemplo: mapas, transmissão da mídia, postagens em mídias sociais, registros oficiais públicos, etc. O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 demonstrou a importância da OSINT na guerra moderna, utilizando-a de forma eficaz para: As lições (a serem) aprendidas O “7 de outubro” expôs uma série de falhas nas capacidades de inteligência de Israel, que podem servir como lições valiosas não apenas para o país, mas também para outras nações que enfrentam ameaças semelhantes. As principais lições aprendidas com esse evento incluem: SIGINT significa Signals Intelligence (Inteligência de Sinais) e refere-se à coleta de informações a partir da interceptação e análise de sinais eletrônicos, como comunicações de rádio, transmissões de radar e sinais de satélite. A HUMINT, ou Inteligência Humana, é a coleta de informações por meio de fontes humanas, como espiões, informantes e interrogatórios. A influência da dimensão humana Deixei para o final uma lição fundamental a ser aprendida pela IC israelense: a influência da dimensão humana. É crucial reconhecer a influência de vieses cognitivos, como o wishful thinking e a tendência à confirmação, na interpretação de informações pelos analistas. “Vocês têm olhos, mas não têm cérebro” Já ficou bastante claro ao longo de todo o artigo que tanto os oficiais de inteligência quanto os decisores políticos falharam em suas atribuições. Os primeiros em desconsiderar as informações coletadas por seus agentes, os segundos em negligenciar uma potencial ameaça ao Estado de Israel. E a dimensão humana faz parte disso. Quando agentes de campo relataram a seu superior sobre a iminência de um ataque do Hamas, aconteceu uma cena absurda. Com todos os membros daquela divisão de inteligência reunidos, o superior não apenas negligenciou o relatório recebido, como também pôs em causa a capacidade das agentes, apenas por serem… mulheres! “Vocês têm olhos, mas não têm cérebro”, disse o oficial sênior de inteligência, em referência a uma suposta tendência histérica das mulheres. Preconcepções equivocadas são apenas indesejáveis quando limitadas ao convívio social, podendo ser delituosas em um contexto profissional, mas, quando se trata de atividades críticas – como a da Segurança Nacional – elas podem ser fatais. O 7 de outubro de 2023 foi uma prova disso. Por outro lado, o desenvolvimento de protocolos mais rigorosos, a promoção da diversidade de pensamento dentro das agências de inteligência e a criação de mecanismos para desafiar as suposições e crenças preconcebidas podem ajudar a mitigar esses vieses e aprimorar a qualidade da análise de inteligência. Conclusão O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 foi uma surpresa estratégica e tática para Israel, expondo falhas significativas nas capacidades de inteligência do país. O ataque demonstrou que o Hamas, um grupo que durante muito tempo foi subestimado por Israel, evoluiu para uma organização militar sofisticada, capaz de planejar e executar uma operação complexa em larga escala, explorando as vulnerabilidades de Israel e enganando sua IC. A subestimação do Hamas como um ator “terrorista” e a superestimação das capacidades defensivas de Israel contribuíram para a falha de inteligência. Havia uma falsa sensação de segurança que impediu que o país se preparasse adequadamente para uma ameaça real. É necessário que Israel reforme e aprimore suas práticas de inteligência para enfrentar as ameaças em constante evolução . As lições aprendidas com esse evento devem servir como um guia para Israel e outras nações que buscam fortalecer suas capacidades de inteligência e evitar surpresas estratégicas devastadoras. Baseado no artigo “Israeli Intelligence Was Caught Off Guard: The Hamas Attack on 7 October 2023—A Preliminary Analysis”, de Avner Barnea, publicado no International Journal of Intelligence and CounterIntelligence. Avner Barnea é pesquisador do National Security Studies Center, Universidade de Haifa. Ele foi oficial da Agência de Segurança de Israel (Shin Bet). Leia a primeira parte do artigo: Como o Hamas colocou Israel para “dormir” no 7 de outubro – Danuzio

Alta da SELIC indica problemas no governo?

Os dias 17 e 18 de junho foram marcados pela reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), onde seria avaliada a movimentação da taxa básica de juros da economia (SELIC). O Banco Central e seus representantes teriam três opções: queda, manutenção ou alta da taxa SELIC, cada uma dessas opções gerando um efeito na economia do país. Dentre as opções apresentadas, a que melhor representaria um equilíbrio das contas públicas e avanço da economia brasileira seria a queda da taxa básica. Isto funcionaria na atualidade como uma chancela de que a narrativa do governo acerca de responsabilidade fiscal e saúde das contas públicas são realmente promissoras e não apenas narrativas jogadas ao vento. A decisão unânime dos nove integrantes do COPOM foi de aumento da taxa SELIC em 0,25%, elevando a taxa para 15% ao ano. Esta alta representa uma preocupação do Comitê em relação à sustentabilidade das contas do governo. A expansão do crédito e o aumento desenfreado dos gastos do governo foram, provavelmente, os fatores de preocupação que ensejaram a decisão dos membros do COPOM, uma vez que essa conduta eleva a inflação e a função precípua do Banco Central é o controle deste efeito danoso à economia. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula, tem apresentado um comportamento divergente do esperado pela base governista. As críticas dos integrantes do governo ao antigo presidente da autarquia expressavam todo o desprezo ao conhecimento técnico aplicado às decisões, sendo a ata do COPOM, documento que detalha o racional da medida adotada, ridicularizada e desacreditada pela cúpula do Partido dos Trabalhadores. A situação chegou a níveis tão absurdos que, no meio dos analistas de mercado e investimentos, era esperada a Ata da Gleise, uma alusão às críticas recorrentes da Presidente do PT às decisões do Banco Central. A conduta do COPOM indica um desajuste e necessidade de correção de rumos na política econômica do governo. Se nada for feito, corre-se o risco de um resfriamento da atividade econômica mais severa, ou seja, a temida recessão bate à porta e dá sinais claros de que pode levar o Brasil para níveis de desemprego e estagnação da atividade produtiva parecidos com o que se viu na pandemia do COVID-19. Logicamente, isto não depende apenas da decisão dos integrantes do governo, mas sim da aprovação do congresso, que já sinalizou algumas medidas que representam revés à equipe econômica do governo, como por exemplo, a rejeição ao aumento do IOF como medida arrecadatória. Se o cenário global continuar se deteriorando, escalando as guerras em andamento ou surgindo outras frentes de batalha, é possível que tenhamos boas oportunidades de suprir a necessidade de produtos aos países beligerantes e a outros que consumiam deles. Para que isso seja viável, o Brasil precisa se organizar e se preparar, elevando o nível de produtividade, não o de consumo. Atualmente, a expansão do crédito e o aumento dos gastos do governo têm funcionado como uma âncora ao crescimento, dificultando a evolução estrutural do país, que numa situação mais otimista, pode aproveitar a demanda global gerada pelos diversos conflitos em andamento.

Como o Hamas colocou Israel para “dormir” no 7 de outubro

Ataque 7 de outubro Israel Hamas

A surpresa estratégica sofrida por Israel com o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 resultou no maior massacre de judeus em um único dia desde o Holocausto. É crucial, então, que aquele Estado investigue a falha de sua Comunidade de Inteligência (IC), não apenas para responsabilizar os culpados, como também para prevenir ataques futuros. Passado tanto tempo desde o episódio, muitas respostas já foram encontradas. Neste, e em outro artigo a ser publicado amanhã, irei demonstrar algumas dessas conclusões. Os quatro ciclos de violência Importante destacarmos que há um histórico recente de conflitos entre Hamas e Israel que resultaram em incursões militares no interior da Faixa de Gaza desde a saída unilateral de Israel daquele território. Operação Chumbo Fundido (2008): Desencadeada por um aumento nos ataques de foguetes do Hamas contra Israel. A operação durou 3 semanas. O conflito resultou em um grande número de baixas palestinas, incluindo civis, e na destruição significativa de infraestruturas em Gaza. Apesar de Israel ter declarado vitória, o Hamas se recuperou rapidamente e continuou a representar uma ameaça significativa. Operação Pilar de Defesa (2012): Em resposta a um novo aumento nos ataques de foguetes do Hamas, Israel empreendeu 1 semana de operações. Os alvos foram lançadores de foguetes, túneis e centros de comando. A operação resultou na morte de Ahmed Jabari, líder militar do Hamas, e na redução temporária dos ataques de foguetes. Operação Margem Protetora (2014): Motivada pelo sequestro e assassinato de três adolescentes israelenses na Cisjordânia, foi o conflito mais longo até então: 50 dias. O conflito resultou em um grande número de baixas em ambos os lados e na destruição significativa de infraestruturas em Gaza. Operação Guardião das Muralhas (2021): Desencadeada por confrontos entre palestinos e a polícia israelense em Jerusalém Oriental, durante o mês sagrado do Ramadã. Em 11 dias, o Hamas disparou mais de 4.000 foguetes, enquanto Israel realizou centenas de ataques aéreos. O conflito resultou em um grande número de baixas palestinas, incluindo civis, e na destruição de infraestruturas em Gaza. A cobertura de inteligência de Gaza antes de 7 de outubro Em 2017, foi publicado o relatório do Controlador do Estado de Israel sobre a Operação Margem Protetora (2014). Nele, foram reveladas falhas sistemáticas na cobertura de inteligência de Gaza por parte da IC israelense. O relatório identificou uma série de deficiências que contribuíram para a incapacidade de Israel em prever e prevenir o conflito, incluindo: O relatório do Controlador do Estado ainda questionou por que a Faixa de Gaza não foi formalmente definida como um “estado-alvo” pela IC israelense, mesmo após a tomada do poder pelo Hamas em 2007. Essa falta de clareza na definição da ameaça pode ter contribuído para a subestimação do Hamas e a falha em dedicar recursos adequados para cobrir suas atividades. A definição de um “estado-alvo” implica em uma série de medidas, como a intensificação da coleta de inteligência, o desenvolvimento de planos de contingência e a alocação de recursos específicos para lidar com a ameaça. Sinais do 7 de outubro foram mal interpretados e ignorados Semanas antes do ataque, um analista da Unidade 8200 – a unidade de inteligência de sinais de elite das IDF – elaborou um relatório detalhado que previa um ataque em larga escala do Hamas. O relatório, com cerca de 40 páginas e codinome “Muro de Jericó”, descrevia em detalhes o plano do Hamas, incluindo um exercício militar do Hamas transmitido pela mídia palestina. Apesar da riqueza de detalhes e da gravidade das informações contidas no relatório, ele foi ignorado pelos altos escalões da IC israelense. A principal razão foi a descrença dos oficiais de inteligência na capacidade do Hamas de realizar um ataque tão sofisticado e em larga escala. Na noite anterior ao ataque, a inteligência israelense detectou uma série de “sinais fracos” que, em retrospectiva, indicavam a iminência de uma ofensiva em larga escala do Hamas. Sinais fracos são informações aparentemente aleatórias ou desconexas que, a princípio, parecem ser ruído de fundo, mas podem ser reconhecidas como um padrão significativo se conectadas a outras informações. Esses sinais incluíam “conversas” suspeitas em canais de comunicação do Hamas, interceptadas pelo IMI, e movimentos incomuns de combatentes do Hamas perto da cerca de fronteira, observados pelos sistemas de vigilância israelenses. A desconsideração desses sinais pode ser atribuída a uma série de fatores: Fadiga e cegueira israelenses Fadiga de alerta é um fenômeno comum em situações de ameaça persistente, em que a exposição constante a alertas e informações sobre possíveis ataques pode levar à dessensibilização e à dificuldade em discernir entre ameaças reais e falsas. Já em abril de 2023, o departamento de inteligência do Comando Sul das Forças de Defesa de Israel (IDF) emitiu um alerta interno sobre uma possível infiltração do Hamas nos kibutzim (comunidades coletivas em Israel). Este alerta seguiu informações concretas recebidas sobre um ataque planejado pela organização terrorista. Em agosto, semanas antes do ataque ocorrer, novas informações indicaram que um ataque era iminente. As IDF aumentaram o alerta. Quando nenhum ataque ocorreu em agosto, as IDF acreditaram que o ataque havia sido interrompido, apenas para descobrir mais tarde que isso fazia parte do plano de engano do Hamas. O Hamas conseguiu “colocar Israel para dormir” durante seus preparativos de mais de um ano para o ataque terrorista. A falha da IC israelense em prever o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 pode ser atribuída, em grande parte, a uma concepção errônea sobre as intenções do grupo. A avaliação predominante na IC era de que o Hamas estava dissuadido e não tinha interesse em romper o status quo, buscando consolidar seu poder em Gaza e melhorar a situação econômica da população. Essa “cegueira” em relação às intenções do Hamas se deveu a uma série de fatores, como a permissão para que trabalhadores de Gaza entrassem em Israel para trabalhar, a entrada de ajuda humanitária em Gaza com a mediação do Catar (autorizada por Israel) e a relativa ausência de ataques de foguetes contra Israel nos anos anteriores ao ataque. Essa avaliação foi reforçada pela estratégia de “gestão

O programa nuclear do Irã: da energia pacífica para um ponto de tensão internacional

Programa nuclear iraniano.

O programa nuclear do Irã tem sido um dos temas mais controversos e centrais na geopolítica global por décadas. Iniciado nos anos 1950 com apoio dos Estados Unidos, o programa evoluiu de uma iniciativa voltada para a energia pacífica para um ponto de tensão internacional, devido às suspeitas de que o Irã poderia estar buscando desenvolver armas nucleares. Embora o país afirme que suas intenções são exclusivamente pacíficas, a comunidade internacional permanece dividida, com sanções, negociações e, mais recentemente, ações militares moldando o cenário. Nos últimos dias testemunhamos uma série de ataques aéreos israelenses contra lideranças, instalações militares e nucleares iranianas, seguida pela retaliação do Irã com mísseis contra Israel, com isso, o tema volta novamente ao centro das atenções globais. Esses eventos intensificaram as tensões regionais e levantaram preocupações sobre a possibilidade de uma escalada militar mais ampla, com implicações para a segurança global. Neste artigo, vamos explorar a história do programa nuclear iraniano, seus principais marcos, as tensões geopolíticas envolvidas e as implicações dos desenvolvimentos mais recentes, com base em fontes confiáveis e atualizadas para você ficar bem informado. Histórico do Programa Nuclear Iraniano O que é enriquecimento do urânio? O urânio natural é composto predominantemente por dois isótopos: o urânio-238 (U-238), que representa cerca de 99,3% da composição, e o urânio-235 (U-235), que constitui apenas 0,7%. Entretanto, o U-235 é o isótopo que tem as propriedades essenciais para reações nucleares, e o conjunto de processos que visam ao aumento da proporção de U-235 no material é chamado de enriquecimento do urânio, um processo bastante complexo. O enriquecimento de urânio começa com a mineração de minérios que contêm urânio, como a uraninita (UO2). Após a extração, o minério passa por processos de beneficiamento para concentrar o urânio, resultando no yellowcake (U3O8), um pó amarelado que representa o primeiro estágio de purificação do urânio. Uma das principais técnicas modernas de enriquecimento é a centrifugação, onde o hexafluoreto de urânio gasoso (UF6) é submetido a rotações em alta velocidade para separar os isótopos. Para geração de energia, o nível de enriquecimento necessário é de aproximadamente 3-5% de U-235, conhecido como urânio pouco enriquecido (LEU); já para pesquisas médicas, como na produção de radioisótopos para diagnósticos, são utilizados níveis um pouco maiores de enriquecimento, geralmente abaixo de 20%, conhecido como urânio moderadamente enriquecido (MEU). De modo geral, o enriquecimento acontece em “cascatas” de centrífugas, em que várias centrífugas são conectadas, de forma a acelerar o enriquecimento. Centenas ou até mesmo milhares de centrífugas podem ser instaladas no espaço de um galpão industrial comum. Muitos cientistas pontuam que, a partir do momento em que um país é tecnicamente capaz de produzir MEU, restam poucos empecilhos para enriquecer ainda mais o urânio. Praticamente não há aplicações pacíficas com níveis de enriquecimento além do MEU. Entretanto, para aplicações militares, é necessário o urânio altamente enriquecido (HEU), com níveis de U-235 superiores a 90%, o que torna o processo muito mais complexo e controlado. Países que enriquecem o urânio além dos níveis de LEU já chamam a atenção de organismos internacionais como a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à ONU. Uma forma de demonstrar que o país que tem um programa nuclear não busca o desenvolvimento de nukes é a adesão ao TNP (Tratado de Não-Proliferação Nuclear), custodiado pela AIEA. Para aumentar ainda mais o nível de compliance, é frequente o país postulante assinar os protocolos adicionais do TNP, além do compromisso de não reprocessar combustível nuclear usado. Quando um país começa a desviar das exigências da AIEA, por exemplo, fazendo enriquecimento a nível de HEU e/ou reprocessando combustível nuclear, especialmente quando feito de forma oculta, é praticamente uma declaração de que o país está desenvolvendo armas nucleares (“nukes”), chamando imediatamente a atenção de vários países. Desenvolvimento Inicial do Programa Nuclear Iraniano O programa nuclear do Irã teve início na década de 1950, como parte do programa “Átomos para a Paz” dos Estados Unidos, que visava promover o uso pacífico da energia nuclear em países aliados. Sob o governo do Xá Mohammad Reza Pahlavi, o Irã desenvolveu suas capacidades nucleares com assistência técnica americana e europeia, incluindo a construção do reator de Bushehr. Durante esse período, o Irã aderiu ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) entre 1968 e 1974, comprometendo-se a não desenvolver armas nucleares. A Revolução Islâmica de 1979, que depôs o Xá e estabeleceu a República Islâmica sob a liderança do aiatolá Khomeini, marcou um ponto de inflexão. A cooperação com os EUA foi interrompida, e o programa nuclear enfrentou um período de estagnação devido à falta de apoio internacional e aos danos causados pela guerra Irã-Iraque (1980-1988), incluindo ataques ao reator de Bushehr. Retomada e Preocupações Internacionais Na década de 1990, o Irã retomou seus esforços nucleares, com apoio renovado de países como a Rússia, que ajudou a completar o reator de Bushehr em 2010. No entanto, já em 2002, grupos de oposição revelaram a existência de duas instalações nucleares não declaradas em Natanz e Arak, levantando suspeitas sobre as intenções do Irã. Essas revelações intensificaram as preocupações internacionais, especialmente entre os Estados Unidos e Israel, que temiam que o Irã estivesse desenvolvendo armas nucleares em segredo. Entre 2004 e 2010, o Irã enfrentou crescente pressão internacional, incluindo sanções do Conselho de Segurança da ONU, como as Resoluções 1737 (2006) e 1929 (2010). Durante esse período, o país admitiu ter adquirido componentes nucleares secretamente e anunciou a construção de novas instalações. Em 2010, o vírus Stuxnet, supostamente desenvolvido por Israel e EUA, danificou centrífugas em Natanz, retardando o programa nuclear iraniano, mas não impedindo seu avanço. O Acordo Nuclear de 2015 (JCPOA) Após anos de negociações, em 2015, o Irã e o grupo P5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) assinaram o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA). O acordo limitava o enriquecimento de urânio do Irã a 3,67%, reduzia seu estoque de urânio enriquecido e restringia o número de centrífugas em operação, em troca do alívio de sanções econômicas. Apesar de elogiados por muitos,

Trumponomics: O Protecionismo que Pode Salvar (ou Afundar) o Brasil

Donald Trump está de volta, e sua política econômica, chamada de “Trumponomics”, promete sacudir o mundo. Com tarifas contra importações, cortes de impostos e deportação em massa de imigrantes, os EUA querem fortalecer sua economia. Mas o que isso significa para o Brasil? A centro-direita vê oportunidades e riscos – e o Brasil precisa agir rápido. O que é Trumponomics? Trumponomics é sinônimo de protecionismo. Trump quer taxar produtos estrangeiros, especialmente da China, para proteger empregos americanos. Ao mesmo tempo, promete reduzir impostos e regulamentações, atraindo empresas. A deportação de imigrantes ilegais, porém, pode aumentar custos em setores como agricultura, elevando preços globais. O impacto no Brasil Para o Brasil, há chances e desafios. Uma guerra comercial entre EUA e China pode abrir espaço para exportações brasileiras, como soja e carne. Mas o protecionismo americano pode desacelerar o crescimento global, derrubando preços de commodities e desvalorizando o real. A centro-direita defende: o Brasil deve negociar acordos com os EUA e diversificar parceiros, reduzindo a dependência chinesa. Hora de agir O Brasil não pode ser espectador na era Trump. Fortalecer a indústria, investir em tecnologia e negociar acordos bilaterais são passos urgentes. Compartilhe esta análise e mostre que o Brasil precisa de estratégia para vencer!

Alemanha Vira à Direita: O Fim da Era Progressista na Europa?

A Europa está em transformação, e a Alemanha, coração econômico do continente, pode liderar essa mudança. Com eleições antecipadas marcadas para fevereiro de 2025, o bloco de centro-direita formado pela União Democrata Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU) desponta como favorito, liderado por Friedrich Merz. A insatisfação com a economia estagnada e a imigração descontrolada está pavimentando o caminho para uma guinada conservadora. Por que a Alemanha está mudando? A coalizão social-democrata de Olaf Scholz enfrentou crises em 2024, desde inflação persistente até críticas à política de portas abertas para imigrantes. Os alemães estão frustrados com o aumento da criminalidade e a pressão sobre serviços públicos, temas que a centro-direita explora com promessas de segurança e rigor fiscal. A ascensão de partidos conservadores em Portugal, Áustria e França reforça essa tendência em toda a Europa. Impactos para o Brasil e o mundo Uma Alemanha mais conservadora pode endure+ reduzir subsídios a energias renováveis, priorizando a competitividade industrial. Isso afeta exportações brasileiras, como soja e minério, que dependem da demanda europeia. Além disso, o endurecimento das políticas migratórias pode inspirar debates no Brasil sobre segurança nas fronteiras, um tema quente para a centro-direita. O que vem por aí? A centro-direita brasileira celebra a virada alemã como um sinal de que valores como ordem, segurança e liberdade econômica estão ganhando força. Mas há riscos: uma Europa mais protecionista pode limitar o acesso do Brasil a mercados. É hora de o Brasil fortalecer sua posição global! Compartilhe esta notícia e junte-se à discussão: a guinada conservadora na Europa é o futuro? Deixe seu comentário e fique por dentro!

plugins premium WordPress